BOLSA PERMANÊNCIA

O que é Bolsa Permanência?

     Todo aluno oriundo do sistema de cotas tem direito à Bolsa Permanência, que vigora durante todo o tempo máximo de integração do curso universitário d@ estudante cotista que mantiver a condição de carente em cumprimento da Lei 5346, sancionada em 11 de dezembro de 2008. A Bolsa Permanência possui o mesmo valor das demais modalidades de bolsas internas da UERJ.

      Para o aluno usufruir o direto a Bolsa Permanência deve cumpri os seguintes deveres:
  • Estar ativo e inscrito em disciplinas.
  • Estar efetivamente cursando, com frequência nas disciplinas, ou seja, sem trancamento automático (proveniente de reprovação por frequência em todas as matérias inscritas no período).
  • Manter-se na condição de carente durante todo o período máximo de integralização do seu curso.
  • Atender às convocações comprobatórias de carência, feitas a qualquer tempo, previstas em Lei e a cargo do PROINICIAR.
  • Não possuir outra bolsa interna.
  • Possuir conta corrente individual aberta no Banco Bradesco.

Como abrir conta corrente no Banco Bradesco:


  • Se você já possui conta corrente no Banco Bradesco basta apenas acessar o link indicado acima e preencher o formulário com as informações solicitadas. Lembrando que a conta aberta com carta de apresentação ao banco retirada no aluno on line.
  • Acesse o aluno on line [www.alunoonline.uerj.br], na área de "Recadastramento".
  • No QUADRO 1, verifique seus dados cadastrais de endereço, telefone residencial, celular e e-mail, efetuando as alterações ou acréscimos necessários e clicando em CONFIRMAR.
  • Em seguida, leia atentamente o QUADRO 2, onde estão registrados os seus documentos. Atente-se, principalmente, ao seu CPF. Qualquer alteração no QUADRO 2 deverá ser solicitada ao Departamento de Administração Acadêmica (DAA), localizado no 1º andar, sala 1079, bloco F.É de suma importância que seu CPF esteja correto.
  • No QUADRO 3, você deverá clicar no link "Aluno cotista, clique aqui para imprimir a sua carta de apresentação ao banco", imprimir a carta, dirigir-se a qualquer agência do Banco Bradesco e abrir sua conta corrente individual munido de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência. O aluno menor de idade deverá estar acompanhado de um responsável portando também a documentação acima especificada.
  • Para cadastrar sua conta acesse link disponível na página da CAIAC - Coordenadoria de Articulação e Iniciação Acadêmicas [www.caiac.uerj.br] e preencha o formulário indicando os números de sua agência bancária e da conta corrente aberta.no Banco Bradesco.Somente desta forma você será inserido na folha de pagamento. Esta etapa é fundamental para que você possa receber a Bolsa *ermanência.

Atenção: 

Qualquer alteração posterior sobre informações bancárias deverá ser feita por e-mail [proiniciar.uerj@gmail.com] contendo na mensagem seu nome completo, nº de matrícula UERJ, nº da agência e conta corrente com o dígito.


Importante: O crédito da Bolsa Permanência só poderá ser feito em conta corrente em seu nome. Conta poupança e conjunta não são aceitas.


Para confirmar se seus dados bancários foram lançados corretamente no sistema, você deverá acessar o aluno on line, na área de "recadastramento" e visualizar as informações, disponibilizadas após trinta dias ao início das aulas. Caso verifique qualquer erro, entre em contato imediatamente.

Pagamento da Bolsa:

valor da Bolsa Permanência do mês corrente será creditado na sua conta no mês subsequente, desde que não haja algum tipo de impedimento.
- Quaisquer alterações em seus dados bancários.
- qualquer recebimento indevido em função de acúmulos irregulares, sendo que estes deverão ser devolvidos imediatamente sob pena de devolução das parcelas pagas indevidamente, como previsto no AEDA 027/99,em seu artigo 17, parágrafo 2º