CARTÃO UNIVERSITÁRIO

O que é?

     É o cartão de identificação pessoal e intransferível para alunos, professores e funcionários da UERJ. Inicialmente será usado para controle de acesso ao Restaurante Universitário. Futuramente o cartão dará acesso a outros sistemas a serem implementados na Universidade. Sua implementação está sendo possível graças à parceria entre o Banco Santander com a UERJ através do programa Santander Universidades.

Funcionamento:

     O cartão conta com diversas tecnologias: chip de contato, chip de aproximação, código de barras, entre outros. No Restaurante Universitário ele servirá tanto para o acesso através das catracas como para pagar pelas refeições, funcionando de forma semelhante ao cartão pré-pago utilizado em transportes públicos, como ônibus e metrô. Futuramente o cartão também servirá para dar acesso a outros sistemas ainda a serem instalados na Uerj.

Como obter:

    O Cartão Uerj é destinado a alunos, servidores e funcionários contratados pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH). Ele será emitido sem custos para o usuário e para obtê-lo deve-se proceder da seguinte forma:

  • Alunos:

     Devem acessar o Sistema Aluno-Online, opção Cartão Universitário, e seguir o passo a passo para o envio da foto de acordo com as recomendações. 

   Observação: o aluno deve ter o seu próprio CPF registrado no sistema para a emissão do cartão. Acesse aqui a lista dos alunos cujos CPF não estão devidamente registrados. 

   O envio das fotos para confecção dos cartões deve obedecer rigorosamente os critérios estabelecidos e descritos no Aluno Online. Portanto, o sistema rejeitará fotos em preto e branco, com óculos escuros, com bonés, com perucas ou máscaras, com headfones, com rosto cortado ou encoberto, com a mão no rosto, com cabelo cobrindo parte do rosto, com mais de uma pessoa e de perfil.

   Será possível acompanhar o andamento do processo de confecção do cartão através do Aluno Online. No entanto, algumas fotos enviadas por alunos já foram recusadas pelo sistema. Veja aqui se a sua foto foi rejeitada.

  • Servidores (Docentes e Técnicos/Administrativos):


   Foram obtidas todas as fotos de servidores que realizaram o cadastramento para Identidade Funcional do Estado do RJ. Os servidores presentes nesta lista não tiveram suas fotos encontradas. Esses servidores devem procurar a SRH e atualizar seus dados de email para que o sistema envie um contato com link para envio da foto.

  • Contratados:

Devem procurar a SRH e atualizar seus dados de email para que o sistema envie um contato com link para envio da foto.